sábado, 26 de janeiro de 2013


  • AS DUA TESTEMUNHAS
O templo que João é comissionado a "medir" é provavelmente uma referência ao templo que os judeus ortodoxos construirão durante a tribulação.Isto se refere ao templo que Daniel predisse que seria profanado durante a tribulação(Dn 9.27).O Anticristo fará uma aliança com Israel,que ele romperá no meio do período de sete anos (Dn 9.27).


A seguir,João é apresentado aos que foram chamados de "duas testemunhas",os quais serão profetas do tempo do fim.o ministério deles durará 1.260 dias ou 42 meses,o mesmo período em que o ditador mundial (anticristo) possuirá o templo de Jerusalém e o transformará num centro religioso para sua própria adoração.
João descreveu assim essas duas testemunhas incomuns:
"Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias,vestidas de pano de saco.São estas as duas oliveiras e os dois candeeiros que se acham em pé diante do Senhor da terra.Se alguém pretender causar-lhe dano,sai fogo da sua boca e devora os inimigos;sim se alguém pretender causar-lhe dano,certamente,deve morrer.Elas tem poder para fechar o céu,para que não chova durante os dias em que profetizarem.Têm autoridade também sobre as águas,para converte-las em sangue,bem como para ferir a terra com toda sorte de flagelos,tantas vezes quantas quiserem" Ap11.3-6
A razão de as duas testemunhas serem simbolizadas por duas oliveiras e dois castiçais tem a ver com Zacarias 4,onde esses mesmos objetos são mencionados.
As duas testemunhas,obviamente,possuirão um poder incomum,comparável ao de Eliseu e infligirão pragas tal como Moisés,porque seus poderes e ministérios são semelhantes.

Moisés e Elias aparecem falando com Jesus no monte da transfiguração.

Muitos acreditam que uma das testemunhas será Elias.Eles se fundamentam nos seguintes aspectos. 1)Em Malaquias 3.1-3;4.5,6 é previsto que Elias viria antes do segundo advento para preparar o caminho para o Messias. 2)Elias não sofreu morte física (2Rs2.9-11) e,poderia retornar e sofrer a morte assim como as duas testemunhas. 3) As testemunhas tem o mesmo sinal milagroso dado a Elias com relação a chuva (1Rs17.1,Ap 11.6) 4) O período de seca na época de Elias (1Rs17.1) teve a mesma duração que o ministério das testemunhas (Ap 11.3). 5) Elias foi um dos dois que apareceram na transfiguração (Mt 17.3) e argumentou sobre o que todo testemunho aponta,"a morte de Cristo".
Elias e os profetas de baal

Elias alimentado por corvos

Muitos que identificam uma das testemunhas com Elias associam a segunda testemunha á Moisés.Varias razões apoiam essa interpretação. 1) Moisés apareceu com Elias na transfiguração (Mt17.3) quando a morte de Cristo foi discutida. 2) O ministério de Moisés de tranformar as águas em sangue (Êx 7.19,20) é o mesmo das testemunhas (Ap11.6) 3) Deuteronômio 18.15-19 exige o aparecimento de Moisés.
4) O corpo de Moisés foi preservado por Deus para que ele possa ser restaurado       (Dt 34.5,6;Jd 9 ).Logo,a lei (Moisés) e os profetas (Elias) estariam reunidos em testemunho a Cristo durante a proclamação da vinda do Rei.
Moisés 

Nenhum comentário:

Postar um comentário